sexta-feira, 11 de setembro de 2015

SPED ECF - Resolvendo Erro de Centro de Custo Vazio

Diante das várias perguntas que recebo sobre o seguinte erro no SPED ECF: "Quando existir um registro J051 com o centro de custo vazio, ele deve ser único para a conta contábil", resolvi publicar um passo a passo para a solução deste problema dentro do PVA.

Ressalto que este erro é meramente contábil e geralmente está relacionado à ECD que também deve ter sido enviada com 2 centros de custos para a mesma conta contábil, sendo um, vazio.

Assim sendo, este passo a passo tem caráter meramente explicativo e esclarecedor para correção do erro dentro do PVA do SPED ECF, mas, não exime a responsabilidade da empresa em retificar a sua ECD para correção definitiva do problema.

1 - Demonstração do Erro:

Quando o SPED ECF é validado, aparece o seguinte erro:


2 - Demonstração da existência do problema no Plano de Contas no SPED ECF (Registro J050/J051):


Note que existem dois centros de custos cadastrados no plano de contas referencial, um está vazio, gerando o erro.

3 - Demonstração da existência no detalhe dos saldos contábeis (Registro K155):


Atenção: Se esse erro for em conta de resultado, a demonstração será no Registro K355.

4 - Correção do Problema Criando Novo Centro de Custo (Registro J100):


Para correção definitiva do problema, primeiro passo é criar um novo centro de custo que substituirá os centros de custos vazios no plano de contas referencial. Neste caso, criei o centro de custos "GERAL".

5 - Substituição do Centro de Custo Vazio no Plano de Contas e Plano de Contas Referencial (Registro J050/J051)


Note que foi substituído o centro de custo que estava vazio, para o centro de custos "GERAL" que fora criado anteriormente.

6 - Substituição do Centro de Custo Vazio no Detalhamento dos Saldos Contábeis (Registro K155/K355) 


Veja que no saldo contábil que tinha centro de custo vazio, foi trocado pelo novo centro de custos "GERAL" criado anteriormente. Atenção: Você deve alterar em todos os trimestres que acontecerem esta situação.

Atenção: Neste exemplo utilizamos um erro em uma conta patrimonial. Se o erro for em uma conta de resultado, a substituição no detalhamento dos saldos contábeis deverá ser através do Registro K/355.

Ratifico a necessidade da substituição da ECD, nos casos em que o centro de custo também estiver duplicado e com saldos dentro da sua ECD anteriormente transmitida.


8 comentários:

Anônimo disse...

Dúvida,
Você substitui só nas contas com os alertas, ou em todas as contas?

Obrigada
Abs.
Carmen Martins

Unknown disse...

Somente nas contas que houveram o erro.

Anônimo disse...

Boa tarde! Estou fazendo a EFD de empresa do lucro presumido que foi obrigada a fazer a entrega do ECD e portanto sou obrigada a fazer a importacao da mesma. Mas quando isso acontece o plano referencial some. Só aparece as subcontas e dá esse erro de J051. Já fiz como orientado de importar o ECF e posteriormente a ECD e depois novamente o bloco J da ECF mas tb nada acontece. Teria alguma dica para dar? Obrgada!

Anônimo disse...

MUITO OBRIGADO !!!!

Unknown disse...

Fiz o procedimento, mas continua com erro..

Unknown disse...

Boa noite,

Quando criou um novo centro de custos, para o campo vazio, elimina o erro, mas gera uma advertencia, dizendo que o centro de custo criado, não existe no K355, essa advertencia e normal?

Unknown disse...

Bruno, bom dia!

Talvez a tua ECD tenha ido com 2 centros de custos, por isso da advertência.

Att,

Unknown disse...

Bom Dia!
Estou encerramento uma empresa do Lucro Presumido em 08/11/2016. A ECD está acusando "erro de aglutinação", vários, porque ocorre este erro, sendo que já verifiquei os planos contábil e referencial e nada achei de anormal.
Sds Hélio